• Silvio Ambrosini

Como é comprar uma mecatrônica na Solupeças


Então seu câmbio DQ200 da linha Volkswagem/Audi está com defeito, aparentemente você descobriu que a solução poderia ser a troca da mecatrônica. Você procura uma concessionária e descobre que a brincadeira vai ficar um pouco cara, pois o equipamento novo pode custar uma bagatela perto de duas dezenas de milhar. E agora? Existe solução? Sim! A Solupeças desenvolveu um produto chamado substituição da Mecatrônica Seminova que vem produzindo excelentes resultados. Como funciona isso? O conjunto mecatrônica é dividido em duas peças principais: O módulo eletrônico e o conjunto hidráulico. Ambos podem manifestar problemas, mas as concessionárias trabalham exclusivamente com o conjunto completo. Cada mecatrônica funciona exclusivamente no carro onde ela foi primariamente instalada, isso significa que se você simplesmente trocar o equipamento ele não irá funcionar. É preciso "ensinar" o módulo que ele pertence àquele carro, isso é feito através de uma interface com o computador e um software dedicado.


Aqui na Solupeças desenvolvemos um procedimento que consiste em utilizar a base de dados contida em um módulo original para sobrescrever um módulo seminovo com as informações que irão habilitar o funcionamento do conjunto no carro onde estava aquele módulo original. O software lê os dados do módulo original, guardando-os em um arquivo que posteriormente é gravado em outro módulo. Na ocasião da compra da mecatrônica, o cliente precisa enviar o módulo previamente para que possamos fazer a leitura dos dados. Em algumas vezes, o módulo é enviado de volta ao cliente e em outras, ele fica conosco a base de troca.


Nós desenvolvemos não apenas a operação de leitura e gravação, mas também o método de teste de campo.

Antes de iniciar os testes, fazemos a recuperação dos conjuntos hidráulicos através da substituição de componentes defeituosos, válvulas e juntas, bem como os testes hidráulicos em máquina dedicada.

Após conseguirmos uma quantidade de conjuntos hidráulicos em condições favoráveis para a segunda etapa, nós selecionamos estes conjuntos que irão funcionar junto com um módulo coringa (com eficácia comprovada)


Ao módulo coringa, será anexado em uma grande quantidade de conjuntos hidráulicos e instalados em nosso veículo de testes onde rodamos cerca de 120km com cada conjunto para sua completa aprovação.

Depois que temos vários conjuntos hidráulicos funcionando perfeitamente, escolhemos um para ser o novo coringa hidráulico e repetimos a operação com uma nova quantidade de módulos. Dessa maneira, conseguimos isolar módulo eletrônico e conjunto hidráulico em perfeitas condições.

Após feita a seleção de conjuntos bons, eles são embalados e separados para venda.


Existem módulos novos e módulos usados, além de conjuntos hidráulicos recuperados. Embora o apelo da palavra "novo" seja uma realidade, isso não é garantia de resultados completamente positivos, pois o universo das mecatrônicas DQ200 não se resume a elas, mas também a fragilidade geral da transmissão, a complexidade da montagem no câmbio e a disponibilidade de componentes.



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