top of page
  • Foto do escritorSilvio Ambrosini

Os perigos do uso de componentes de vedação alternativos

Atualizado: 27 de set. de 2019



Juntas originais são a garantia de durabilidade da reforma

Alguns dos problemas mais frequentes e motivos de quebras nas transmissões automáticas estão relacionados a vazamentos nas vedações dos sistemas de aplicação de embreagens e da transmissão em geral. Ora, quando você considera a quilometragem ou o tempo que uma transmissão reformada pode durar, é essencial levar em conta a qualidade dos componentes que foram colocados lá dentro, ou seja, é preciso ter certeza de que aqueles componentes irão durar o mesmo tanto. Apesar de serem os menores componentes dentro de uma transmissão, vazamentos fatalmente conduzem uma transmissão a falha antecipada devido a redução do nível de fluido que automaticamente contribui para o aumento na temperatura de trabalho e flutuações na pressão do sistema.

Naturalmente, cada caso é um caso e existe uma variedade de possibilidades que podem levar a redução da vida das juntas e vedações de uma transmissão automática.

A boa notícia é que não é complicado reduzir o índice de ocorrências através do investimento no desenvolvimento inteligente de fornecedores e consequentemente, na qualidade dos materiais utilizados. Acompanhe então nas linhas que seguem, alguns dos principais motivos que levam a uma vida mais curta para as vedações e dicas que explicam os motivos pelos quais uma oficina de qualidade deve se preocupar com a qualidade na escolha dos componentes que utilizará na reforma da transmissão.


Desgaste e Ruptura. O câmbio automático é uma das partes do veículo que mais trabalha em um veículo. Isso se deve ao fato dele trabalhar sob regimes de alta temperatura e pressão na maior parte do tempo. Uma vez que suas partes internas trabalham friccionando-se umas nas outras, mesmo nas transmissões menores, tudo ali dentro acontece debaixo de um regime exigente. O uso de componentes de alta qualidade ir aumentar drasticamente a durabilidade da transmissão devido a estas demandas extras.

Matérias Primas de Má Qualidade. A durabilidade das vedações depende diretamente na qualidade dos materiais utilizados em sua confecção e construção. Vedações mais baratas, de segunda linha, geralmente são confeccionadas com materiais que visam o corte de custos. Por outro lado, quando são utilizados materiais de ponta, as rupturas, encolhimentos e desgaste prematuro reduzem proporcionalmente, mantendo a transmissão vacinada contra vazamentos nocivos.

Ajustes e encaixes negativos. Outra causa de falha prematura nas vedações está relacionada a má qualidade de projeto, o que resulta em peças que não encaixam corretamente. Esse tipo de problema é comumente percebido em juntas e vedações genéricas que são instaladas no lugar dos componentes OE genuínos que foram projetados especificamente para cada transmissão. Além disso, vedações de outra transmissão que são reaproveitadas terminam não encaixando corretamente e com elas, os problemas.

Apesar de existirem várias transmissões que costumam apresentar falhas devidas a questões bastante específicas relacionadas a deficiências originais do projeto, muitas falhas estão efetivamente relacionadas a qualidade e durabilidade dos componentes de vedação que foram instalados naquela transmissão. Então, se a oficina está trabalhando em uma transmissão que pede a substituição de componentes de vedação ou se é um caso de transmissão que já passou por uma reforma, uma das melhores formas de garantir uma redução drástica na possibilidade de retornos de garantia, é utilizar componentes de vedação OE originais. Não importa o nível de conhecimento de seus técnicos ou o cuidado tomado durante o processo se os componentes utilizados são de qualidade questionável, pois eles irão se desgastar, romper e vazar antes do tempo. Lembre-se que muitas marcas alternativas simplesmente não possuem o know how nem o equipamento adequado para reproduzir a qualidade dos componentes OE das grandes marcas.

Tradução livre do texto original da Transtec.

 

Aproveite para dar uma olhada nos componentes de vedação que a Solupeças comercializa clicando neste link.

 


.....................................................................................................................

Excelentes artigos para leitura

Oficina e dicas

Artigos com dicas no site da Automatik

Sonhos e realidades do reparo de Corpo de Válvulas

Audi e VW

Linha Francesa

Ford, GM, Fiat

Asiáticos

1.411 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page