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Foto do escritorSilvio Ambrosini

A troca de fluido com máquina de flushing

Atualizado: 3 de mar. de 2021



A substituição do fluido da transmissão automática tem algumas peculiaridades que requerem o uso de uma máquina de flushing para garantir a qualidade da troca. Se feito por decantação, uma grande parcela do fluido (cerca de 50%) permanece armazenada no interior do radiador e do conversor de torque. Para que se atinja um alto patamar quantitativo na troca, é necessária a utilização de máquina. Confira todos os óleos para câmbio automático que temos a venda na Solupeças Com a máquina de flushing, o fluido é substituido em quase sua totalidade, uma vez que a troca é feita com o motor ligado e a transmissão em movimento. Para fazer a troca, o mecânico levanta o veículo com o auxílio do elevador afastando as rodas motrizes do chão. Em seguida conecta as tubulações de entrada e saida à máquina de flushing. Dá a partida, engata as marchas e circula por todas elas enquanto a máquina faz a correta substituição. O resultado é uma troca limpa que chega próximo dos 100%. Em realidade este número só não é atingido porque seriam necessários muitos litros a mais para descarte o que encarece a operação, entretando observa-se que de um a dois litros a mais já são suficientes para garantir uma troca muito saudável próxima deste número.​


Se você está na cidade de São Paulo, recomendamos a oficina Automatik que fica na Rua Antônio André Rodrigues, 101, telefone 11-2911-6445 para fazer a troca. Basta entrar em contato com os técnicos e fazer um agendamento. A substituição do fluido possui um custo de mão de obra + o fluido que é utilizado na troca e que você pode comprar aqui na Solupeças sempre observando a especificação da transmissão.

Em algumas transmissões, o fluido só é substituído quando a transmissão é aberta e refeita, conforme recomendação do fabricante. Entende-se que estas transmissões, por exemplo a AL4 que equipa a linha francesa Renault, Citroen e Peugeot, utilizam fluido para a vida toda. Este deverá durar cerca de 70 a 100 mil km quando a transmissão deverá ser aberta para a substituição dos componentes de atrito, bem como as vedações e é claro, o fluido.


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