top of page
  • Foto do escritorSilvio Ambrosini

Qual é o tipo de óleo de câmbio automático que eu preciso?

Atualizado: 27 de set. de 2019



Você sabe bem que o fluido para a transmissão é importante para seu carro, mas em meio a tantas especificações, qual exatamente é o óleo que você deve usar? Com tantas marcas e tipos espalhados pelo mercado, pode ser uma coisa confusa encontrar o fluido certo, afinal se eu pareço não me decidir entre a palavra óleo ou fluido, imagine que complicado escolher o tipo em meio a tantas especificações... Apesar do manual do veículo lhe oferecer detalhes acurados sobre o tipo de fluidos de transmissão automática, vamos tentar abordar aqui, os diferentes tipos disponíveis no mercado e para quais marcas de veículos eles se destinam. Então se sua pergunta é "Qual é o fluido que eu preciso?", a resposta está a seguir.

Tipos de óleos para transmissão

Os diferentes tipos de óleo se referem aos diferentes aditivos e ingredientes utilizados na produção do óleo, o que está diretamente relacionado ao que se espera do fluido, ou seja, qual o comportamento desejado do óleo da transmissão, com relação a temperatura, aderência, viscosidade e assim por diante.

Então, quando me refiro às propriedades do fluido, estamos conversando sobre coisas como:

  • Proteção e limpeza das superfícies metálicas

  • Aumento das velocidades de rotação e faixa de temperatura

  • Fornecer o nível adequado de viscosidade

  • Prevenir espuma e oxidação do fluido

  • Estender a vida do fluido da transmissão

  • Melhorar a capacidade de resfriamento e reduzir a temperatura de trabalho

  • Melhorar o “convívio” com juntas e demais peças flexíveis e de atrito


A série de fluidos de transmissão com especificações mais “saudáveis” são os Dexron e Mercon. É por isso que os fabricantes de veículos os utilizam em larga escala hoje em dia. Existem também óleos feitos a partir de bases minerais e sintéticas que podem oferecer propriedades mais específicas, como vida mais longa e maior eficiência sob alta temperatura. Estes fluidos incluem:

Tipo F – Esta é a especificação mais utilizada nos veículos nos anos 70. Não é tão comum atualmente, mas este tipo era muito usado apesar de não incluir modificações de atrito, que são agentes capazes de reduzir o atrito das partes em contato direto. Além de transmissões mais antigas, você não encontrará mais esse tipo de fluido com frequência hoje em dia.

Dexron/Mercon – Provavelmente a especificação mais comum hoje em dia, estes óleos possuem especificações semelhantes e é por isso que são comumente agrupados na mesma categoria. Ambos possuem modificadores de atrito e muitas outras especificações de fluidos são baseadas nestes dois.


Fluidos HFM – A sigla significa Alta Modificação de Atrito e já dá para imaginar que se tratam de óleos específicos para transmissões que precisam muito de redução de atrito, simples assim.

Fluidos sintéticos – Os sintéticos são muito populares hoje em dia e estão disponíveis em muitas marcas, que inclusive atendem as especificações Dexron e Mercon. Os fluidos sintéticos oferecem melhor desempenho, possuindo melhor resistência ao calor, frio, oxidação, atrito e quebra por cisalhamento (ops!*). Muitos fabricantes estão adotando óleos sintéticos atualmente simplesmente por eles serem melhores, apesar de é claro, serem mais caros.

Então qual é o fluido que eu preciso?

Então essa é sua pergunta? Depende então da marca e modelo de seu carro, já que cada fabricante faz suas recomendações particulares.

Por exemplo, existem algumas variantes de Dexron e Mercon atualmente, como Mercon V e Dexron VI. Essas variantes são compatíveis com as especificações anteriores, o que significa que Mercon V sempre poderá ser usado em um carro que usa Mercon III, mas a relação inversa não é verdadeira, ou seja, especificações Dexron VI não podem ser substituídas por Dexron III e assim por diante.

Veja abaixo uma ideia geral de especificações.


Aproveite para entender sobre como é feita a troca de fluido de transmissão automática utilizando a máquina de Flushing, que garante a troca de quase 100% do fluido, basta ler este artigo.

Veja todos os fluidos para transmissão automática disponíveis para venda no site da Solupeças clicando aqui.



.....................................................................................................................

Excelentes artigos para leitura

Oficina e dicas

Artigos com dicas no site da Automatik

Sonhos e realidades do reparo de Corpo de Válvulas

Audi e VW

Linha Francesa

Ford, GM, Fiat

Asiáticos

12.812 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page